top of page

PROMOBIS, o megaprojeto de mobilidade urbana mapeado como iniciativa de futuro da Região da Foz do Rio Itajaí

Atualizado: 7 de ago.

Túnel imerso entre Itajaí e Navegantes é uma das iniciativa do PROMOBIS para a Região da Foz do Itajaí, em Santa Catarina, e contempla também transporte coletivo integrado com BRT elétrico.
Túnel imerso entre Itajaí e Navegantes é uma das iniciativa do PROMOBIS para a Região da Foz do Itajaí, em Santa Catarina, e contempla também transporte coletivo integrado com BRT elétrico. (Imagem: Divulgação/AMFRI)

O governo do Estado de Santa Catarina formaliza um suporte importante de mais de R$ 135 milhões para a Foz do Rio Itajaí-Açu. O impulso irá ajudar a materializar um modelo de desenvolvimento regional inovador, baseado na força e no protagonismo dos municípios catarinenses.


O PROMOBIS (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí), que vem sendo desenvolvido em conjunto com o Banco Mundial, desde 2015, irá transformar por completo a realidade de 11 municípios em um modelo de classe mundial no que diz respeito a equipamentos sustentáveis e mobilidade urbana.


O megaprojeto de mais de 340 milhões de dólares prevê um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, uma operação regional integrada de transporte coletivo 100% elétrico e, por fim, um novo desenho de infraestrutura viária urbana, com implantação de corredores de mobilidade, ruas, rotas escolares e obras de resiliência climática.


O projeto também prevê capacitação à comunidade, para um ambiente que irá gerar 11 mil empregos diretos e indiretos, numa região que já representa cerca de 20% do PIB catarinense.


A iniciativa da região da Amfri originou o primeiro consórcio intermunicipal com uma operação de crédito externo aprovada pelo Banco Mundial, o consórcio CIM-Amfri.


O governo do Estado mapeou o PROMOBIS como uma iniciativa de futuro e vem mobilizando diversas de suas pastas, para conceder os recursos iniciais de projetos, desapropriações e obras de mobilidade para a futura construção do túnel imerso.


Este é um grande impulso e um voto de confiança na autonomia dos municípios consorciados. E esta confiança tem a digital do governador Jorginho Mello, assim como a visão de tornar este um modelo de desenvolvimento a ser replicado no Estado, um modelo para o Brasil e o mundo.


Santa Catarina precisa estar à frente do Brasil diante de futuros desafios econômicos. Já somos um Estado com um modelo de regiões fortes, mas ainda devemos fortalecê-las mais, para que tenham nas mãos as regras de seu futuro.


Projetos estruturantes como o PROMOBIS conferem esta condição, para que cada região planeje o futuro, tendo o governo do Estado como seu principal parceiro nesta jornada.

Comentários


bottom of page