top of page

Cidade da Cultura: um novo paradigma para a cultura de Santa Catarina

Atualizado: 7 de ago.

Área do Complexo Penal receberá o projeto da Cidade da Cultura em Florianópolis, capital de Santa Catarina
Área do Complexo Penal receberá o projeto da Cidade da Cultura em Florianópolis, capital de Santa Catarina

Florianópolis passará por uma transformação histórica. Por determinação do governador Jorginho Mello, o Complexo Penal da Capital será finalmente desativado até 2026, atendendo a um anseio de décadas da população.


Será quitada uma dívida histórica do Estado com a comunidade local a partir da requalificação desse espaço, uma joia a ser lapidada no coração da cidade.


Ao longo de um século, o Complexo Penal moldou seu entorno. Agora, temos a oportunidade única de reverter esse estigma em orgulho. Nascerá ali a Cidade da Cultura, um projeto que transformará a área em um polo cultural de referência mundial para todos, seguindo exemplos de reconversão de presídios em espaços culturais ao redor do mundo.


A proposta vai além da preservação dos imóveis históricos. Poderá contar com museus, escolas de arte, espaços de lazer e de convivência, ações de preservação ambiental, um santuário dedicado a Santa Catarina e áreas esportivas, além de uma interligação física ao CIC (Centro Integrado de Cultura) – ironicamente construído onde antes era a horta da penitenciária.


Este projeto representa a visão do governador de que a cultura deve ser vetor de desenvolvimento para Santa Catarina. Com o recente impulso à internacionalização, com novos voos diretos conectando nosso estado ao mundo, precisamos qualificar o turismo, oferecendo experiências culturais autênticas e novas opções de lazer de padrão internacional.


Santa Catarina: destino turístico global


Santa Catarina não quer ser coadjuvante. Queremos ser um destino turístico global. A Cidade da Cultura será um novo cartão-postal, um espaço de convivência familiar, um catalisador econômico para empreendedores locais e um gerador de renda e qualidade de vida para os moradores.


Os desafios são enormes: remover o Complexo Penal – processo já iniciado pelo governo –, criar equipamentos culturais integrados, preparar o entorno com um modelo de referência e garantir mobilidade urbana.


Juntos, governo do Estado e município, sob a liderança do prefeito Topázio Neto, transformaremos aquela área em um símbolo do que podemos alcançar quando aliamos visão de futuro, cultura e desenvolvimento.


A Cidade da Cultura não será apenas um espaço revitalizado, mas a materialização de nossa ambição de transformar Santa Catarina e Florianópolis em um polo cultural.

bottom of page