top of page

Inovação abraçando o mar


O Inovamfri se propõe a cimentar os alicerces de uma nova economia para a região da Foz do Itajaí a partir de uma série de ações que estimulam a inovação, a gestão moderna e a qualidade de vida. Um dos setores estratégicos desta nova economia é a economia do mar e seu imenso potencial. Neste ponto, a nossa região sai na frente da competição internacional porque temos uma relação histórica com o mar. É uma vocação consolidada da Foz do Itajaí. Para a nossa alegria, nos últimos anos, observamos que a região vem reforçando esses laços tradicionais.


O sucesso da Volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre reacendeu o amor da nossa gente pelo mar e o interesse pelos esportes marítimos, com a vela liderando esse movimento especialmente entre os mais jovens. A Ocean Race, que vai para a quarta edição, atraiu os olhares do mundo todo para o turismo náutico e as belezas da Costa Verde e Mar. Viramos referência mundial em sustentabilidade e organização de eventos náuticos.


Outro exemplo dessa nova fase é a construção dos navios da Marinha do Brasil em Itajaí. O contrato internacional bilionário vai reaquecer a indústria náutica na região, tanto de construção e quanto de reparos. A nossa indústria náutica tem tudo para se tornar mundialmente competitiva na fabricação de navios e embarcações com tecnologia de ponta. A exploração dos campos de petróleo no litoral catarinense abre também um novo filão a ser explorado pela indústria naval da região.


No setor de logística, seguimos lutando para manter a competitividade e liderança do Complexo Portuário nas próximas gerações, sempre buscando uma gestão portuária moderna capaz de realizar os grandes investimentos em infraestrutura que serão demandados nos próximos anos a fim de mantermos o porto em condições para receber os maiores navios de carga do mundo. Avançamos muito nisso, mas há um longo caminho a seguir para assegurarmos a nossa posição de liderança! Temos ainda a indústria da pesca e alimentos do mar ocupando os primeiros lugares do setor no Brasil.


Em todas essas áreas, a liderança só será alcançada e mantida com altas doses de inovação e sustentabilidade. São dois pontos que caminham juntos e são fundamentais para o sucesso da economia oceânica. Precisamos abraçá-los e incorporá-los o quanto antes para não ficarmos no passado. A competição está cada vez mais acirrada entre os maiores players no Brasil e no mundo.


O Inovamfri, a partir do Distrito e do Centro Regional de Inovação, busca atrair empreendedores e profissionais focados em invejar inovação e sustentabilidade não apenas em novos setores, mas também nestes segmentos econômicos tradicionais e estratégicos da região. A vanguarda do desenvolvimento econômico e tecnologia tem uma série de atividade ligadas aos oceanos e ao litoral, como big data de informações oceânicas, exploração de energias sustentáveis e recursos marítimos, tecnologias de limpeza e manutenção da saúde do mar, novas formas de monitoramento contra desastres naturais, desenvolvimento de novos produtos a partir da biodiversidade marinha, turismo de alto padrão com certificações ambientais. As possibilidades são muitas e trazem grande oportunidades de geração de empregos de qualidade.


O pensamento inovador e disruptivo, base do Inovamfri e ainda associado mais a novas tecnologias, pode causar uma revolução na nossa economia do mar e elevá-la ao nível de classe mundial. É o casamento perfeito entre o futuro que queremos e a vocação histórica da região da Amfri.


__

Foto: Jonnes David/Prefeitura de Itajaí

bottom of page