top of page

Santa Catarina e Argentina fortalecem relações: Jorginho Mello confirma missão oficial em novembro

Atualizado: 18 de ago.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu na sexta-feira, na Casa d’Agronômica, o secretário de Turismo, Esporte e Meio Ambiente da Argentina, Daniel Scioli, para uma reunião que reforçou os laços bilaterais e abriu caminho para novas oportunidades em turismo e negócios internacionais.


Durante o encontro, Scioli entregou ao governador o convite oficial do presidente argentino Javier Milei para uma missão de Estado à Argentina em novembro, após as eleições legislativas. “A Argentina é uma grande parceira. No verão, Santa Catarina se torna uma extensão do país. Queremos ampliar ainda mais essas conexões e gerar oportunidades de negócios”, afirmou Jorginho Mello.


O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, ressaltou a importância da aproximação.


“Sempre vale o esforço de estreitarmos relações. Assim pensa o governador Jorginho Mello, assim agimos na SAI! O ministro Scioli foi portador do convite do presidente Milei para fazermos uma visita de Estado à Argentina. Será um grande momento para aprofundarmos nossas relações.”

Turismo em Santa Catarina é destaque em encontro com ministro argentino


Debatedores alinhados durante painel sobre turismo entre Santa Catarina e Argentina, em Florianópolis.
Participantes do painel discutem turismo e cooperação entre Santa Catarina e Argentina, em Florianópolis. Foto: Divulgação


Além da reunião com o governador, Daniel Scioli participou do Encontro de Ideias ADVB/SC e FIESC, em Florianópolis. O painel, mediado por Paulo Bornhausen, reuniu o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a secretária de Turismo de SC, Catiane Seif, o empresário Fernando Marcondes de Mattos (Costão do Santinho) e o ex-ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.


Na palestra, o secretário argentino destacou a “nova Argentina” e o potencial de fortalecer o turismo binacional. Ele lembrou que milhares de famílias argentinas escolhem as praias catarinenses para passar as férias e que Santa Catarina é um dos destinos internacionais mais procurados pela proximidade e pela infraestrutura.


Os números confirmam essa relevância: só em janeiro de 2025, Santa Catarina recebeu 198 mil turistas internacionais, sendo 58% argentinos. O setor representa mais de 12% do PIB estadual e segue como um dos principais motores da economia catarinense.


bottom of page